Contra-senhas sincronizadas com Keepass e Nextcloud
16/08/2020
0
  • Sempre tive muuuuitas contra-senhas e gerar uma boa politica tendo a mao as próprias é um dor de cabeça, e tinha pendente ter uma soluçom mais rápida e eficiente. Assim foi que armei isto:
Esquema simplificado

Lista de materiais:

  • Nubem com Nextcloud
  • Programas gestor de senhas: KeepassDX (para o telefone), e KeppassXC para GNU/Linux e para o Windo$10 (coisas do trabalho…)

Em todos os aparelhos tenho uma pasta que está sincronizada com a mesma pasta da nubem:

Onde PSW é a pasta onde temos o arquivo database.kdbx, que é a base de dados onde efetivamente guardo todas as senhas.

Também pode ter varios arquivos .kdbx para separar grupos de senhas, mas dentro da mesma base de dados pode-se fazer grupos, assim que nom fas muito sentido, menos quando som grupos partilhados num grupo de trabalho, por exemplo.

Nos dispositivos clientes (PC‘s) tenho o Nexcloud-Client que carrega ao ligar as máquinas, e tem um aspeto parecido a isto se o abrirmos:

O check verde indica que esta sincronizado. Também o que pode ver na barra do seu PC

No telefone tem mais ou menos este aspecto:

O mesmo check verde indicativo de que ta descarregado no telefone, e pode ser aberto.

Quando eu abro o gestor de senhas (Keepass) solicita, na primeira vez, qual é a base de dados que eu vou abrir, mas depois pode ficar assinalada como por defeito.

Como se pode ver é um esquema muito simples. Ha outras soluçons, por exemplo com o Syncthing mas achei mais complexo de perceber e gestionar.

Ah, esquecia, se modifico ou crio uma senha nova desde qualquer um dos dispositivos sincronizados, automaticamente, quando sincronice o arquivo, vou ter disponivel a senha no resto.

Agora disponho de tooodas as minhas chaves à mao, e em todos os meus dispositivos de uso habitual 🙂

Deixe uma resposta

5 × three =